Argilominerais
- omineralogista
- 26 de abr. de 2016
- 1 min de leitura
Argilomineral é o nome técnico, usado em geologia, para definir minerais constituídos por silicatos hidratados de alumínio e ferro, que podem conter elementos alcalinos, como o sódio e potássio e alcalinos terrosos, como o cálcio e magnésio.
Usualmente o termo argila é empregado quando se faz referência a um material terroso, de granulação fina, que se torna plástico ao ser misturado com uma pequena quantidade de água.
Em alguns argilominerais o alumínio é parcialmente substituído pelo magnésio ou pelo ferro, podendo estar presente, como constituintes essenciais ou terras alcalinas. Embora uma argila possa ser formada por um único mineral argiloso, existem, de ordinário, várias delas misturadas com outros minerais como feldspatos, quartzo, carbonatos e micas. Veja abaixo um exemplo de argilomineral:

Caolinita:
Composição : Al4(Si4O10) (OH)8
Propriedades físicas:
Dureza: 2-2¹/²
Uma direção de clivagem perfeita
Densidade: 2,6 - 2,63
Cor: Branco, muitas vezes, colorida variadamente pelas impurezas.
Aspectos diagnósticos: Reconhecida usualmente por seu caráter semelhante ao da argila.
Uso: A argila é uma das substâncias industriais, naturais, da maior importância e muitos e variados produtos se fazem com ela. Incluem-se aí o tijolo comum, o tijolo de pavimentação, as telhas, as manilhas para o esgoto. A argila de alta qualidade denominada argila de porcelana ou caolim, tem muitos empregos além da manufatura da porcelana e da cerâmica. Seu maior emprego reside na fabricação de papel, sendo utilizado para melhorar sua superfície, aumentar sua opacidade etc. Usado também na indústria da borracha e na manufatura de refratários.
Comments